sábado, 20 de outubro de 2018

Duração: 2 dias
Distância: 20 Km
Organização: Chico Trekking

Localizado a exatos 264 quilômetros de Belo Horizonte e a 102 quilômetros da cidade de Curvelo se encontra um vilarejo chamado cemitério do peixe, nome peculiar para um vilarejo mas o fato se da devido a existência de um verdadeiro cemitério esse local que até hoje e usado para sepultamentos, antigamente os cemitérios não se concentravam apenas nas grandes cidades e vilas mas também nos lugarejos pequenos que eram muito comuns e possuíam uma quantidade significativa de habitantes.
No caso desse cemitério há controvérsia na escolha do seu nome, não se sabe se era um local em que havia peixe ou se alguém ali enterrado tinha esse apelido, o que sabemos e que o lugar desperta em nós muita curiosidade.

Chico trekking

No mês de agosto de cada ano ocorre um jubileu no lugarejo dedicado a São Miguel, nessa ocasião, durante 5 dias, moradores das redondezas e devotos de são Miguel visitam o lugar para cuidar das sepulturas e rezar pelos seus entes queridos que ali tem seu repouso eterno.
Exploramos o local e tiramos fotos na igreja dedicada a são Miguel (Protetor das almas)

Dia 1

Iniciamos nossa pernada na madrugada de sábado 20/10/2018 onde partimos a 1:00 da manhã do terminal turístico JK em Belo Horizonte, seguimos na BR-040 sentido Brasília em direção ao vilarejo cemitério do peixe, foi por volta das 06:00 quando  encostamos em um local programado para tomarmos o café da manha, após uma rápida refeição continuamos nossa viagem até finalmente chegarmos no tão misterioso cemitério do peixe.

Desembarcamos da van por volta das 08:00 e eu me surpreendi com esse incrível lugarejo que apesar de ser completamente despovoado e um local limpo, bem cuidado e super agradável.

Em seguida começamos nossa caminhada até o córrego do bicho, nos equipamos com nossas cargueiras e seguimos em uma trilha bem marcada e de transposição fácil para quem já e praticamente frequente de trekking e de nível intermediário para iniciantes, a temperatura estava muito agradável, tempo estava nublado com possibilidade de chuvas isoladas naquele região de Conceição de mato dentro.

No começo da trilha já pude ter noção e me encantar com tamanha a beleza deslumbrante que aquela caminhada iria me oferecer.

Passado 4 horas em um caminho de 7,8 quilômetros chegamos ao córrego do bicho, o tempo continuava muito fechado e a temperatura muito agradável, paramos as margens do córrego e recebemos orientação do nosso guia, o Chico, referente ao local ideal para realizar o acampamento.

Um fato muito interessante e de extrema importância e que, sempre devemos acampar sem atravessar qualquer curso d'água pois em caso de chuva o córrego pode encher e ser impossível atravessa-lo no dia seguinte para a caminhada de retorno.

Após alguns minutos em uma ligeira conversa e uma parada para contemplar aquela incrível beleza natural, atravessamos o córrego do bicho e paramos no local do acampamento, isso mesmo, atravessamos o córrego!

Mas e aquela orientação de que não se deve atravessar o curso d'água?

Pois e, as vezes eu acredito que o Chico tenta matar a gente de forma despistada sabe! kkkkkk

Montamos nossas barracas e tivemos tempo de sobra para começar a explorar a região e aproveitar o calmo córrego do bicho e claro!

Eu logo ajeitei minhas trabalhas e me atrapalhei um pouco com os 14 espeques da minha barraca (apesar da barraca ter originalmente apenas 6 estacas) não fazia ideia de onde eu ia especar tanto ferro, resolvi àquela encrenca e literalmente apaguei, dormi praticamente a tarde toda e quando acordei já no fim da tarde subi até o poço para finalmente aproveitar àquela água que estava perfeita, fui atacado por um cardume de lambaris assassinos comedores de gente, não sei de onde esses peixes aloprados surgem, só podem brotar onde existem cachoeiras.

Fotos a seguir foram registradas pelo TUCA MAXIMO

Durante a noite entre 20:00 ate 23:30 tivemos a visita da nossa companheira de trilhas para nos molhar, uma chuva fraca porem contínua mas nada que pudesse atrapalhar, foi uma experiência agradável pois pude testar a minha barraca ARPERNAZ 2 da Quechua que se mostrou firme e intocável durante quase 4 horas de chuva, aproveitei para tomar um chá de camomila e relaxar com aquele som da chuva e aquele cheiro de terra e mato sendo molhado pela chuva, não sei como chama esse fenômeno mas e muito bom!

DIA 2

Acordei bem cedo depois de uma noite tranquila de sono, sai para preparar o café e encontrei alguns pássaros cantando na matinha ao lado, trinca ferro e sabia para ser mais especifico, comi todas as torradas com geleia de uva e um café super quente para animar.

Por volta de 09:00 comecei a organizar as tralhas para a caminhada de retorno, o início da caminhada estava previsto para às 10:00 e decidimos adiar para 11:00 e poder aproveitar mais a cachoeira porem, nesse domingo (21/10/18) aconteceu um adiantamento nos relógio para o horário brasileiro de verão que  ocorreu  devido os smartphones não ficarem sabendo que o horário de verão nesse ano somente deveria acontecer dia 04/11/2018, esse fato causou um certo desconforto e me fez praticamente jogar as tralhas de qualquer jeito na cargueira, depois de consenso geral decidimos ficar mais tempo e adiar a caminhada para às 11:00 (12:00 no telefone de alguns)

A Cris falou uma coisa que faz muito sentido
Quando não tem internet qualquer coisinha vira uma polêmica

E isso e um fato!

Iniciamos o caminho de retorno ao cemitério do peixe e dando continuidade ao circuito, seguimos sentido norte em uma trilha também fácil porem com algumas pedras e pequenos aclives e declives mas nada que passasse do nível fácil.

Por volta das 14:00 chegamos no córrego do bicho novamente porém na parte mais ao norte (observem o print do strava mais abaixo) fizemos uma parada de 1 hora para desfrutar de mais um refrescante banho nas águas revigorantes do córrego e confesso que esse foi o melhor momento da pernada pois ao contrário do dia anterior, estávamos caminhando debaixo do sol escaldante.

Depois de 13 km de caminhada chegamos novamente ao cemitério do peixe por volta das 16:50 onde o resgate nos esperava, cheguei na van primeiro e durante quase 15 minutos eu esperei o restante do grupo, comecei a ficar preocupado e deixei minha cargueira no bagageiro e comecei a andar pelas ruas granadas do vilarejo quando topei com a galera, todos felizes desfrutando de uma gelada bebida fermentada em uma dessas casas que foi adaptada e transformada em um bar, foi um momento muito bom, logo me juntei a galera e curtimos bastante mais esse momento de confraternização.

Retornamos para BH em uma viagem tranquila, seguimos novamente pela BR-040 e desembarcamos no JK às 22:30 onde finalizamos um final de semana incrível e de muita descontração, fica meus singelos agradecimentos ao Chico que foi o idealizador desse circuito Cemitério do peixe x Córrego do Bicho.

Não vejo a hora de poder retornar a esse incrível e misterioso lugar!